O Povoado hoje conhecido como Melancia pertence ao Município de Nova Soure e está localizado no Norte do Estado da Bahia a 240 Km de Salvador. Teve seu surgimento no inicio do século XX (1915) e possuía como vegetação predominante a Caatinga. As terras que hoje formam o Povoado uma parte pertencia a Dr. Raul e era chamada fazenda Carrapato que hoje equivale a área de terra do lado do Beré e a outra parte chamada Fazenda Paiaia que hoje equivale a área de terra do lado da Bela Vista pertencia a Chico Dantas . Estas terras não eram cercadas e serviam de pasto para o rebanho de gado, ovelha, cabra etc. de todos os fazendeiros. Esta região era freqüentada constantemente apenas pelos vaqueiros dos fazendeiros com o objetivo de controlar e cuidar do rebanho do seu patrão. No período de seca além da freqüência dos vaqueiros se tornarem diárias a vegetação se torna mais vulnerável à queimada, foi o que acabara de acontecer por descuido de um vaqueiro. A área atingida pela queimada era considerada pequena em relação à área total, o que não ficou bem claro foi como o fogo não tomou proporções maiores.

Depois do período de estiagem vieram as trovoadas que iria proporcionar a refloração da Caatinga e o retorno da vida da vegetação na extensão devastada pelo fogo. A vegetação que a chuva fez brotar em toda extensão atingida pela queimada foi à fruta Melancia, em função disto esta região ficou conhecida como Baixa da Melancia o que mais tarde daria nome de Melancia ao povoado que ali iria surgir. Segundo os mais velhos a semente da fruta melancia foi levada para esta área pela raposa que é um animal parecido com o cachorro e gosta muito de melancia.

Por se mostrar terra fértil e de grande índice Pluviométrico (Onde em se plantando tudo da) a região despertou interesse das pessoas, onde os primeiros a habitá-la foi Antonio Velho e Zé Lino. Antonio Velho pai de Tonhé, João Vicente, Maro Preto e etc. era vaqueiro de um dos donos de parte destas terras chamado Chico Dantas, que deu sua filha para ser batizada pelo seu vaqueiro e a mesma presentiou o padrinho com uma área de terra na região da Melancia chamada Tamburi. Zé Lino pai de Jonas Lino, Tiodora, Chico Lino, Eliseu e etc. que vinhera de um Povoado próximo chamado Monte Alegre também comprou uma área de terra e depois os seus filhos foram crescendo e compraram suas proprias terras, assim como as suas filhas casaram e os seus genros também compraram terra a exemplo de Miguidone que casou com Tiodora. A partir destes dois precursores várias outras pessoas vinheram e foram importante para o desenvolvimento da região a exemplos de: Tia São Pedra, Antonio Nunes, Martin Suvia, Chico Barriga, Antero, Marcelino e João Nanbu que eram de Biritinha, Zé Pedro, Manoel de Santinha, Caboclo Bernadino, Martin Suvia e todos que aqui chegaram etc.

A primeira casa do Povoado foi construida por Antonio Nunes.