Nesta página você encontrara varias manifestações Culturais encontradas no Povoado.
 
Fotos do Povoado Melancia 1ª) Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel é uma coleção de poesias ou canções populares que formam a literatura poética nacional dum povo. Tipicamente Nordestino em grande parte contido em folhetos pobremente impressos e expostos à venda pendurados em cordão, nas feiras e mercados.

Os dois folhetos de Literatura de Cordel contidos nesta página foram escritos por José de Arestides de Oliveira, nascido no Povoada da Melancia, município de Nova Soure – Bahia, concluiu o 2º grau e ingressou na Universidade Estadual de F. de Santana, onde fez até o 6º semestre de Letras. Foi um dos criadores do Teatro de Cordel, “VEIO D'ÁGUA DA U.E.F.S”. Escreve sobre temas variados e suas obras são:

Não publicadas: O casamento, a Juventude, o Donzelão, Minha Vida e Os Amores de Ximboca.
Publicadas: O Vergalho do Desmantelo e Maria Ximboca no Forró. 

Leia algumas destas poesias.

     
 
     
     
     
Fotos do Padroeiro
2ª) Judas

Boneco de pano que se costuma queimar no Sábado de Aleluia. Em alguns lugares inclusive no Povoado de Melancia  a queima de Judas só acontece depois que se lê uma espécie de testamento deixado pelo boneco. Os testamentos encontrados nesta página foram escritos por José de Arestides.

Leia alguns destes Testamentos.

 
  Zé Ximboca Outros  
     
     
     
Fotos do Povoado Melancia 3ª) Samba de Roda

O Samba de Roda é uma mistura de música, dança, poesia e festa samba e teve início por volta de
1860, como uma forma de preservação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil. De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca. A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto. O samba de roda está ligado ao culto aos orixás e caboclos, à capoeira e à comida de azeite. A cultura portuguesa está presente na manifestação cultural por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.

Através do Projeto Domingueiras que é uma parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras dos interiores que tem como objetivo resgatar a cultura e valorizar o artesanato do povo do interior.
O Samba de Roda da Melancia apresentou-se no Shopping Barra em Salvador.

  clique aqui e veja o video da apresentação. clique aqui e veja as fotos da apresentação.
     
     
     
  4ª) Cd Musica (A Bata do Feijão)
Arte Cênicas

Em função do interesse que a FUNART/MEC/DAC e DAE tem em preservar o Folclore Nacional e suas manifestações regionais, tentamos com este trabalho colaborar para tal finalidade, registrando uma manifestação folclórica local, que a tecnologia, por certo extinguirá em breve.

As musicas deste Cd são cantadas no momento em que a safra de Feijão está sendo batida, que é o momento de separação do caroço do Feijão da palha.

A realização deste disco muito deve aos lavradores do Povoado Melancia no Município de Nova Soure - Bahia e a José Arestides de Oliveira.

 
Clique em cima do nome da musica para ouvi-la.
   
  Meia Noite Fora de Hora São Paulo Vai Te Levar
     
  Pegue Meu Canário Eu vi a Ema
     
  Ficha Técnica